Os diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estiveram reunidos na manhã de terça-feira, 22 de julho, para avaliar as tarifas de energia de um grupo de 14 permissionárias de energia dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Entre elas estava a Ceriluz, para quem a agência aprovou um reajuste médio no valor das tarifas de energia de 1,55%. Os novos valores entram em vigor no próximo dia 30 de julho.
Esse efeito médio se dá a partir de um reajuste de 2,61% aos associados enquadrados como consumidores de Alta Tensão, e de 0,66% para associados conectados à Baixa Tensão. Entre os principais fatores que influenciaram os reajustes tarifários das 14 permissionárias, destacam-se os custos com pagamento de encargos setoriais, investimentos nas atividades de distribuição, compra e transporte de energia, e componentes financeiros.
O presidente da Ceriluz Distribuição, Guilherme Schmidt de Pauli, destaca que o reajuste está entre os menores aprovados para distribuidores do país e abaixo dos parâmetros inflacionários do ano. “Enxergamos este reajuste de forma positiva, pois ele não onera de forma significativa nosso associado, mas também nos permite seguirmos levando benefícios aos nossos associados na forma de investimentos na melhoria da nossa infraestrutura”, afirma Guilherme.
Com esse reajuste, as tarifas das Classes Rural e Residencial – maioria dos associados da Cooperativa – passam de R$0,547/kWh para R$ 0,551/kWh. Com esses novos valores a Ceriluz cresce no ranking das tarifas de energia do Brasil, passando no momento da 7ª para a 4ª menor tarifa do Brasil, considerando a tarifa Residencial, comum a todas as distribuidoras. Essa posição pode melhorar, considerando que ainda há reajustes tarifários a serem definidos para outras permissionárias e distribuidoras. “Nossa posição no ranking das tarifas demonstra esse nosso esforço de mantermos uma tarifa justa aos nossos associados, sem deixar de lado nossos investimentos em infraestrutura”, conclui Guilherme, relacionando essa situação com a posição da Cooperativa do prêmio IASC 2024, onde a Ceriluz é atualmente a 5ª melhor distribuidora de energia do Brasil.