Busca rápidaX

Ceriluz recepciona jovens agricultores integrantes de curso de formação da Emater

15 de agosto de 2025

A Ceriluz recebeu, nos dias 13 e 14 de agosto, etapa do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, iniciativa da Emater/RS-Ascar, que tem por objetivo capacitar jovens agricultores, preparando-os para permanecerem em suas propriedades, incentivando o protagonismo e a criação de novos negócios. As aulas são divididas em módulos com conteúdos teóricos e práticos. A atividade realizada na Ceriluz correspondeu ao quarto módulo do curso, que abordou o tema “A Diversidade e a Riqueza do Rural” e envolveu jovens do município de Ijuí em uma etapa teórica, realizada na sede administrativa da cooperativa, e outra prática, com visitas a propriedades e a uma usina da Ceriluz.

As atividades iniciaram na manhã do dia 13, com participação direta da Ceriluz e foco na preservação de nascentes para produção e consumo. Foram realizadas duas palestras: uma com a engenheira química e mestra em sustentabilidade ambiental Márcia Sostmeyer Jung, sobre preservação da água; e outra com o engenheiro florestal Jorge Schirmer, sobre o plantio de áreas de reflorestamento. Ambos integram as ações do Projeto Água Viva, desenvolvido pela Ceriluz, que se caracteriza pela adoção, reflorestamento e análise da qualidade da água de nascentes em áreas cedidas por associados.

No período da tarde, ocorreram as atividades práticas, com visitas a duas propriedades rurais de associados que participam projeto. A primeira foi na propriedade de Evandro Busanello, na Linha 11 Leste, em Ijuí, onde os participantes acompanharam o desenvolvimento de 250 mudas nativas plantadas para proteção de uma nascente no modelo de fonte drenada, com aproveitamento da água para diversas atividades. Em seguida, visitaram a propriedade de Celso Buzzetto, na Vila Floresta, também em Ijuí, onde conheceram a área de plantio de 630 mudas, destinadas à preservação de outra nascente.

Encerrando o dia, os jovens agricultores visitaram a PCH RS-155, localizada na comunidade de Santana, em Ijuí, onde vivenciaram na prática o uso econômico da água para geração de energia elétrica. As atividades do curso se estenderam ao longo da quinta-feira com visitas a propriedades na área da fruticultura.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Ceriluz
error: Conteúdo protegido!