Busca rápidaX

Ceriluz registra aumento de 8% no consumo de energia durante a pandemia

30 de dezembro de 2020

O presidente da Ceriluz, Iloir De Pauli, disse em entrevista à RPI que apesar da pandemia, o ano de 2020 pode ser avaliado de forma positiva pela Cooperativa. Segundo ele, o que mais prejudicou a Ceriluz foi a impossibilidade do relacionamento direto com o cliente, uma marca registrada da cooperativa, bem como a realização de assembleias e visitas aos associados.

Além disso, durante a pandemia, a demanda por energia elétrica aumentou, na medida em que surgiu o Home Office e as pessoas tiveram mais necessidade de desenvolver as atividades na própria casa, consumindo mais internet, por exemplo.

O aumento, segundo Iloir de Pauli, foi de aproximadamente 8% no consumo de energia. Além do consumo residencial, o presidente da Ceriluz disse que a área rural contribui muito para o aumento dessa demanda, já que devido a estiagem, muitos produtores precisaram apostar na irrigação, o que exige um maior gasto de energia.

Por outro lado, segundo Iloir, no primeiro semestre do ano a cooperativa conseguiu garantir um desconto de 10% nas tarifas de energia dos associados, amenizando dessa forma as perdas causadas pela estiagem.
Em Julho, quando outras distribuidoras aumentavam as tarifas, a Ceriluz manteve os valores, graças a uma mobilização promovida junto aos órgãos reguladores e iniciativas como, por exemplo, um leilão de compra de energia.

Apesar da pandemia, o presidente ressalta que a cooperativa conseguiu manter o compromisso na construção de novas redes, como por exemplo, o início da implantação de uma nova subestação e a conclusão de uma usina, como é o caso da Centenária, além dos projetos desenvolvidos em parceria com outras cooperativas, como a Usina Igrejinha, que está sendo construída em parceria com a Coprel, em Boa Vista do Cadeado.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!