Um temporal atingiu a cidade de Ijuí por volta das 23h de ontem, 01, virando alguns contêineres com resíduos e arrancando diversos galhos e árvores de pequeno porte. Os vestígios foram encontrados principalmente no Centro e em alguns pontos específicos em alguns bairros.
Os trajetos entre Ijuí – Panambi (BR-285) e entre Ijuí – Augusto Pestana (ERS-522), foram os mais afetados com a queda de árvores e galhos.
A Demei informou que diversos bairros na cidade ficaram sem energia, que foi restabelecida de forma gradativa durante a madrugada. Porém, alguns transformadores ainda seguem desligados em partes da cidade, é o caso dos bairros: Industrial; Glória; Lulu Ilgenfritz e outros casos individuais. As equipes trabalham para o restabelecimento total, que deve ser efetivado até o meio-dia desta segunda-feira (02).
A chuva acompanhada por um vento forte causou estragos também no interior, o Corpo de Bombeiros atendeu a uma situação com árvores na ERS-155, no Distrito de Santana. Na ERS-342, Distrito de Alto da União, também houve a necessidade de corte de árvores. Imagens que circulam pelas redes sociais indicam que um pavilhão caiu durante o Festival da Cuca e da Linguiça, em Arroio do Tigre.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Ijuí, foram atendidas ocorrências somente de árvores sobre a rodovia e poucas lonas foram distribuídas.
Na região, em algumas cidades houve registros de fortes ventos, raios e queda de granizo, como é o caso de Nova Esperança do Sul, que foi atingida pelo granizo, e São Vicente do Sul onde foi registrada chuva forte com vento e raios.
Foi relatado um bloqueio também no Km 666 da BR-285, em São Borja, com uma árvore precisando ser removida. Em São Borja, o Corpo de Bombeiros também atendeu a uma averiguação de corte de árvores no Centro.
Em Santa Rosa, os bombeiros atenderam a ocorrências relacionadas ao temporal na rua Fortaleza, bairro Sulina, na BR-472, bairro Glória e na rua Rio Branco, no Centro. Na BR-158 em Panambi os bombeiros precisaram atender duas ocorrências de árvores caídas sobre a via. Na rua Celso Fagundes dos Reis, bairro São José e na ERS-482, no interior do município de Cruz Alta foram atendidas ocorrências de corte de árvores.
Em Santo Ângelo os bombeiros precisaram cortar uma árvore na rua Oscar Ernesto Jung, bairro Meller Norte. Há relatos nas redes sociais de situações de temporais em outros municípios como Santiago e São Luiz Gonzaga.
Algumas casas foram destelhadas em Bozano em razão do temporal e vários galhos e árvores obstruíram vias rurais. As equipes da Defesa Civil municipal trabalham para atender as famílias e liberar os pontos.