Desde o começo do período de estiagem, há cerca de dois meses, a região de Ijuí registrou, ontem à tarde, a chuva mais homogênea, com bons acumulados em vários locais. Em Ijuí, a chuva variou de 6 a 92 milímetros. No distrito de Alto da União foram 60 milímetros, na cidade de Ijuí entre 40 e 65, no Chorão chegou a chover 140 milímetros, distrito de Santana, entre 75 e 100, ainda entre 35 e 60 no distrito de Itaí. Na linha 18, em Ajuricaba, 36 milímetros; Santa Lúcia, Bozano, 18; Boa Esperança, também interior de Bozano, 70; e interior de Catuípe, 50 milímetros.
Agricultura
O mais recente informativo conjuntural do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, abrangência de 44 municípios, aponta que ainda resta plantar cerca de 13% da soja da safra 2021/2022. O cultivo, na maioria da região, está parado em razão da falta de chuva. Mas, com as chuvas de ontem, o trabalho vai ser retomado. Normalmente, por volta de 10 de dezembro o plantio está concluído.
Outro problema, agora, é que já terminou o período do zoneamento agrícola, por isso quem cultivar neste momento fica descoberto do seguro agrícola. Os municípios mais preocupantes são Augusto Pestana, Jóia, parte de Boa Vista do Cadeado, ainda Cruz Alta, Ibirubá e microrregião.
Há lavouras que possuem 30% ou menos de plantas de soja, pois muitas sementes não germinaram ou ocorreu morte de plantas. Da oleaginosa já cultivada na área do escritório regional da Emater, sediado em Ijuí, 89,50% está em desenvolvimento vegetativo, 10% em floração e 0,52% em granação. E a parte da soja em floração e início de granação que mais preocupa, onde já existe perda confirmada de rendimento devido à seca. Além disso, as plantas estão com porte muito pequeno, em torno de 20 centímetros. Porém, tudo depende, também, de cada variedade.
No tocante ao milho na região de Ijuí, mesmo onde teve retorno da chuva, a cultura não apresenta recuperação. Em vários casos, produtores eliminam o milho para implantar novos cultivos. Até mesmo lavouras irrigadas apresentam redução do potencial produtivo.
As primeiras lavouras são colhidas antecipadamente, pois existe morte de plantas e aceleração da maturação dos grãos. O rendimento do milho gira em torno de 40 sacas por hectare. Já o milho cultivado para silagem registra redução de aproximadamente 60% da produção de massa verde.