O município de Nova Ramada registrou, ontem à tarde, 20, grande quantidade de chuva. Na localidade de Formigueiro foram 122 milímetros, acumulado semelhante em Barro Preto. Já em Passo da Cachoeira houve 80 milímetros. Domingo, no mesmo local, foram 40. No município de Ajuricaba, comunidade de Monte Alvão, ontem à tarde, ocorreu 60 milímetros de chuva; Linha 26 Norte, 42; porém, na Linha 13, apenas 4. Também choveu bem na Linha Mambuca, em Condor, com 70 milímetros. Além disso, ontem, houve oito milímetros no município de Capão do Cipó, também mesma quantidade em Vila Salto, interior de Bozano. Mesmo com a chuva com bom acumulado ontem em Nova Ramada e parte do Condor, segue a estiagem na região, inclusive em Ijuí, com muitas perdas, principalmente no milho, soja e pastagens.
Verão
Auge do fenômeno La Niña, chuvas irregulares e de baixa intensidade, além de calor e vento: assim inicia o verão 2021/2022, ao meio-dia e 59 municípios de hoje. A estação mais quente do ano vai até 20 de março. A meteorologista, Camila Cardoso, enfatiza que as chuvas devem melhorar a partir de 15 de janeiro.
A atual estiagem é consequência do La Niña. Os meses de fevereiro e março de 2022 devem ser de mais chuva do que este momento. A melhora nas condições para chuvas a partir da segunda quinzena de janeiro é uma perspectiva apontada por diversos modelos climáticos, por isso, a meteorologista explica que há grande possibilidade disso ocorrer.