Busca rápidaX

Chuva melhora condição das lavouras na região

10 de dezembro de 2025

As chuvas que atingem toda a região de Ijuí, nesta semana, têm bom acumulado, no mínimo com 50 milímetros nos municípios, porém, em alguns locais o total chega a 100 milímetros ou supera esta marca. Em Ijuí, são de 60 a 80 milímetros.

Segundo o agrônomo do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, abrangência de 44 municípios, Gilberto Bortolini, no que se refere à soja, se houver necessidade de replantio, visto a falta de chuva das últimas semanas, vai ser em poucas áreas. A oleaginosa cultivada após 15 de novembro pode apresentar algum problema de germinação em razão do solo que estava com baixa umidade. Porém, agora, com a chuva as plantas voltam a se desenvolver melhor.

Agricultores precisam ficar atentos, pois existe possibilidade de pouca densidade de plantas de soja em determinadas áreas. No entanto, Bortolini enfatiza que cerca de 50% da soja foi plantada em Ijuí e região antes da última falta de chuva, com isso, a oleaginosa conseguiu emergir bem e agora ocorre melhora com a precipitação climática desta semana. O problema, no entanto, é com o milho em fase de floração, granação e maturação.

Gilberto Bortolini observa que nessas fases há bastante redução do potencial produtivo e as perdas não se recuperam. Com a chuva dessa semana, no período de uma semana vai ser possível verificar o percentual de quebra no milho. O plantio da primeira safra de milho está concluído dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, sediado em Ijuí. Falta em torno de 4%, que fica para a denominada safrinha. Ainda sobre a soja, em Ijuí falta plantar em torno de 15% da oleanginosa, o que vai ser concluído a partir de agora.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!