Busca rápidaX

MANCHETES

Chuva propicia retomada do plantio da soja em Ijuí e região

5 de janeiro de 2022

Desde o começo do período de estiagem, há cerca de dois meses, a região de Ijuí registrou, ontem à tarde, a chuva mais homogênea, com bons acumulados em vários locais. Em Ijuí, a chuva variou de 6 a 92 milímetros. No distrito de Alto da União foram 60 milímetros, na cidade de Ijuí em torno 40 a 65, no Chorão chegou a chover 140 milímetros, distrito de Santana, entre 75 e 128, ainda entre 35 e 60 no distrito de Itaí, Linha 2 Norte, 98; Linha 3 Oeste, 30; distrito de Barreiro, 25.

Já no distrito de Rincão dos Góia choveu menos, entre 10 e 20 milímetros. Também teve pouca chuva em Augusto Pestana, Coronel Barros e Jóia, média de 2 a 10 milímetros. Já em Nova Ramada foram entre 5 e 20 milímetros. Na linha 18, em Ajuricaba, 36 milímetros; Linha 13 Norte, Ajuricaba; 70; Santa Lúcia, Bozano, 18; Boa Esperança, também interior de Bozano, 70; interior de Catuípe, 50 milímetros; e Esquina Gaúcha, interior de Entre-Ijuís, apenas dois milímetros.

Com a chuva, vários agricultores deverão retomar o plantio da soja, trabalho que está parado em razão da estiagem. Porém, outro fator que preocupa é que já terminou o período do zoneamento agrícola, o que deixa os produtores sem possibilidade de seguro. Em Ijuí, a perspectiva é que ainda resta plantar em torno de quatro mil hectares de soja, do total de 40 mil projetados.

Segundo a Emater, a recuperação da soja, com as chuvas das últimas horas, depende da época de semeadura e variedade. Por exemplo, a oleaginosa precoce plantada em outubro já está com início de emissão de vagens, com isso, se recupera pouco. Já o que foi semeado por volta do dia 25 de novembro, a recuperação é melhor. Agora, também vai ser possível cultivar o milho safrinha.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!