Busca rápidaX

Chuva traz alívio parcial a produtores rurais da região de Ijuí

15 de fevereiro de 2026

Após um período de preocupação, especialmente entre produtores rurais da região de Ijuí, a chuva registrada hoje (15) trouxe alívio parcial para algumas áreas. A falta de precipitações regulares vinha preocupando os agricultores, principalmente em relação ao desenvolvimento da soja, cultura que já apresenta prejuízos em função dos baixos volumes acumulados nas últimas semanas.

A reportagem da Rádio Progresso recebeu diversas informações de ouvintes, especialmente daqueles que foram beneficiados pela chuva, sobre os índices registrados em diferentes localidades da região, demonstrando variação significativa nos volumes.

Em Pejuçara, foram contabilizados 40 milímetros. Na Linha 10 Norte, em Ijuí, o volume chegou a 60 milímetros, já no Itaí, apenas 5 mm. Na localidade de Valinhos, interior de Catuípe, a precipitação foi de 40 milímetros. Na Linha 25 Norte, em Ajuricaba, choveu 60 milímetros. Já na Linha Seca, também em Ajuricaba, o volume chegou a 95 milímetros. No entanto, na cidade de Ajuricaba, o volume foi bem menor, variando entre 12 e 14 milímetros.

Em Linha 8, no município de Coronel Barros, o acumulado foi de 30 milímetros. Em Augusto Pestana, foram registrados 32 milímetros, enquanto em Vila Mauá o volume chegou a 54 milímetros. Em Boa Vista do Cadeado, a chuva acumulada foi de 40 milímetros.

Outros ouvintes enviaram mensagens informando pouco ou nenhum volume de chuva. É o caso de Capão do Cipó, que registrou baixo índice de precipitação, embora o quantitativo não tenha sido informado à reportagem. Além disso, informações de ouvintes relatam que em Santiago não houve registro de instabilidade, mesma situação da localidade de Coimbra, no interior de São Miguel das Missões.

Apesar de a chuva não ter sido uniforme em toda a região, os volumes registrados amenizam o estresse hídrico das lavouras. Produtores seguem atentos às previsões para os próximos dias.

 

Fonte: RPI
error: Conteúdo protegido!