Busca rápidaX

Chuvas de 50 a 100mm em Ijuí e região amenizam efeito da estiagem

28 de março de 2025

Ijuí e municípios da região sul da Colmeia do Trabalho registraram, ontem, maior volume de chuva. Segundo ouvintes da RPI, em Ijuí foram cerca de 70 milímetros; Augusto Pestana, entre 95 e 100; Jóia, de 80 a 90; Eugênio de Castro e Condor, 85; Boa Vista do Cadeado, entre 90 e 100 milímetros. Distrito de Barreiro, interior de Ijuí, houve 85 milímetros e Catuípe, em torno de 70.

Já em direção à região norte de Ijuí, por exemplo, distrito de Mauá, ainda municípios de Ajuricaba e Nova Ramada, choveu cerca de 50 a 60 milímetros. Na comunidade de Faxinal, interior de Panambi, 90 milímetros e na cidade de Santo Ângelo, aproximadamente 70 milímetros.

A chuva das últimas horas, mesmo com bom acumulado, não termina com a estiagem em Ijuí e região, também não recupera as perdas pela mesma situação, especialmente na soja, principal cultura do momento.

O agrônomo da Emater, em Ijuí, Edewin Bernich, explica que a precipitação auxilia no desenvolvimento das pastagens e melhora o conforto animal. Para a soja tardia, ocorre melhora no enchimento de grãos e, em relação ao milho, depende do estagio que se encontra, pois a maioria já floresceu.

Além disso, depende se o milho fertilizou ou não. Se houve fertilidade, a chuva ajuda no enchimento do grão, caso contrário, apenas mantém verde a planta. Edewin Bernich também destaca que frutas e hortaliças que sofriam com a falta de água, também melhoram. Já os açudes passam a ter melhora na qualidade da água, consequentemente, bom reflexo para os peixes. Aliás, com a estiagem, piscicultores de Ijuí e região registraram morte de peixes.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!