A chuva das últimas horas, que foi bastante abrangente na região, estanca, mas não resolve o problema da estiagem. Inclusive, há perdas irreversíveis, por exemplo, na soja plantada em outubro, com áreas que possuem perda total.
Segundo ouvintes da RPI, de ontem para cá choveu 82 milímetros numa das regiões de Nova Ramada e em outras comunidades do município entre 36 e 43. Na localidade de São João da Bela Vista, interior de Jóia, foram 52 milímetros; São Miguel das Missões, 41; imediações da CCGL, em Cruz Alta, 35; Rincão dos Fabrim, Ijuí, 36; Rincão Comprido, Augusto Pestana, 20; na cidade de Ijuí, em torno de 23; perímetro urbano de Ajuricaba, 25; Linha Fischer, Coronel Barros, 30; e Santa Lúcia, interior de Bozano, 26 milímetros. No município de 15 de Novembro chegou a chover 85 milímetros.
Decretos de emergência
Os municípios de Santa Rosa, Miraguaí, Cruz Alta, Selbach e Jacuizinho decretaram situação de emergência em função da estiagem. Em Santa Rosa e Miraguaí as assinaturas aconteceram ontem. No caso de Santa Rosa, levantamento aponta prejuízo superior a R$ 80 milhões na agricultura e pecuária, com quebra de produtividade superior a 50%. Ontem, o governo federal reconheceu a situação de emergência de Itacurubi, São Miguel das Missões e Roque Gonzales.