Apesar da melhora no cenário da pandemia, somente no mês de Junho, cinco pessoas morreram em razão da Covid-19 em Ijuí. O último óbito registrado foi no dia 22, quando uma idosa de 62 anos, que estava vacinada, faleceu em decorrência da doença. Com essa vítima, o município contabiliza 298 óbitos.
Nessa quinta-feira (30), Ijuí tem oito pessoas internadas em razão do coronavírus, sendo dois pacientes em leitos clínicos, na Unimed, e seis no HCI: cinco na enfermaria e um na UTI. O Hospital Bom Pastor não tem nenhum paciente hospitalizado em razão da doença.
O último boletim semanal da Coordenadoria de Saúde apontou 289 casos positivos em Ijuí em sete dias, ou seja, de 19 até 25 de junho.
Ontem (29) o estado do Rio Grande do Sul ultrapassou a marca de 40 mil óbitos em decorrência da Covid-19. Para se ter uma ideia, desde o anúncio da primeira morte em solo gaúcho, em 25 de março de 2020, morreram o equivalente à população de Torres, no Litoral Norte.
O RS é o quinto estado em número de mortes, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, de acordo com o Ministério da Saúde.
Dos 457 municípios gaúchos, apenas 54 contam com mais de 40 mil habitantes, assim sendo, o número de mortos é maior que a população das outras 403 cidades do RS. Apenas um município não sofreu nenhuma perda para a Covid-19: Novo Tiradentes, no Norte do Estado. Pouco mais de 2 mil pessoas vivem ali e, felizmente, dos 455 casos da doença registrados no município, nenhum passou por complicações graves.