Busca rápidaX

Cinco trabalhadores são resgatados de condições análogas a escravidão em Farroupilha

14 de fevereiro de 2024

A Polícia Federal e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizaram ontem, 13, uma ação conjunta para repressão ao trabalho escravo no município de Farroupilha, na Serra gaúcha. 

As diligências iniciaram após recebimento de denúncia pela PF e resultaram no resgate de cinco trabalhadores. Entre eles havia dois adolescentes de 15 e 17 anos. Quatro trabalhadores eram de Santana do Livramento e um deles de Rivera, no Uruguai.

De acordo com o relatado pelos auditores-fiscais do MTE, os trabalhadores foram contratados na cidade de origem mediante falsas promessas em relação à remuneração, alimentação e moradia. Ao chegarem na propriedade rural, foram alojados em péssimas condições de saúde, segurança e higiene.

As vítimas estavam trancadas no alojamento, que ficava nos fundos de uma câmara fria, em uma propriedade rural produtora de frutas. As informações iniciais indicam que os trabalhadores eram submetidos a jornadas de no mínimo 16 horas por dia, atuando na colheita de maçãs na linha Jansen, interior de Farroupilha.

O empregador foi conduzido à delegacia da Polícia Federal de Caxias do Sul e preso em flagrante pelos crimes de redução à condição análoga à de escravo e de tráfico de pessoas. O Ministério do Trabalho instaurou um procedimento para apurar o caso.

Fonte e Foto: Correio do Povo / Jornal do Comércio

Fonte: RPI