A professora Nely Schmidt Kirschinick, que dedicou uma vida inteira à Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Penha, em Ijuí. Ela faleceu após atuar durante 25 anos como educadora no local e teve um pedido muito especial, atendido pela família: as cinzas dela foram depositadas no pátio da escola, junto à uma árvore plantada nesta sexta-feira, 20.
Nely nasceu em 1938, assumiu como professora em 1959, aos 21 anos. É filha de Artur Schmidt e de Benvinda Schmidt. Aposentou-se em 1984.
Nely foi professora primária, chegando a ser vice-diretora. É de uma família de educadoras, pois sua mãe também trabalhou na Escola e em 1961 tornou-se responsável pela direção. Mãe e filha trabalharam na mesma instituição.
“É um fato inusitado, pois nunca tinha assistido tal fato, de uma professora ter a vontade de depositar as suas cinzas no local onde trabalhou e educou várias gerações, por toda sua vida. Foram 25 anos de dedicação à educação. Isto nos faz ver e analisar o comprometimento e valor de ser um professor por vocação”, disse a diretora Dulce Baggio.
“Também esse ato nos pensar que tudo na vida são ciclos, no caso do ser humano, nasce, vive, trabalha, morre e devemos estar conscientes disso”, finalizou
Familiares e membros da comunidade escolar participaram do momento em que as cinzas foram postas no local e a árvore foi plantada. A professora Nely faleceu aos 12 dias do mês de dezembro de 2022, na cidade de Joinvile/SC.