Busca rápidaX

Circulação do sorotipo 3 da dengue em Ijuí pode agravar surtos da doença e preocupa Secretaria de Saúde

31 de março de 2025

O secretário de Saúde de Ijuí, Márcio Strassburguer, confirmou, em entrevista à Rádio Progresso nesta manhã (31) a circulação do sorotipo 3 da dengue pela primeira vez em Ijuí. Trata-se de um dos sorotipos mais virulentos do vírus da dengue, ou seja, tem maior potencial de causar formas graves da doença.
Segundo Strassburguer, essa é a primeira vez que Ijuí registra a presença desse sorotipo, já que até então somente circulavam os sorotipos um e dois. Os sintomas são semelhantes, no entanto, segundo o secretário de Saúde, a população não tem imunidade pra combater esse vírus. De acordo com o Ministério da Saúde, esse sorotipo da doença não circulava no Brasil desde 2008.

Para combater a proliferação do vírus em Ijuí, Márcio Strassburguer fez um apelo à população, para que faça sua parte evitando o acúmulo de água em locais que podem servir de criadouros para o mosquito e mantendo os pátios e piscinas sempre limpos. Disse que a secretaria já promove ações mais intensas, como aplicação de inseticida em diferentes locais de Ijuí. Atualmente o município contabiliza 34 casos da doença, sendo apenas um importado. Mais de 300 notificações já chegaram à Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Foto: Pixabay
error: Conteúdo protegido!