Prefeituras começam procurar o Cisa – Consórcio Intermunicipal de Saúde – com sede em Ijuí, para que agroindústrias consigam o Sisbi – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Com essa autorização, produtores podem vender produtos de origem animal para todo Brasil.
A diretora executiva do Cisa e secretária executiva da Associação Gaúcha dos Consórcios, Elizabete Rolim, frisa que cerca de 23 municípios já demonstraram interesse no processo. O Cisa possui 58 municípios associados, das associações de municípios do Planalto Médio, Celeiro, Missões e Fronteira Noroeste. No dia 22 do mês passado, o Cisa recebeu do Ministério da Agricultura certificado do Sisbi.
Com isso, o consórcio pode credenciar agroindústrias para comercializar embutidos, mel, queijo, dentre outros produtos de origem animal, em todo país. Ontem, às 6 horas e 30 minutos, Elizabete Rolim ampliou o tema durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Ela explica que o Cisa ijuiense tem veterinários para ir até as propriedades, orientar quanto à organização das agroindústrias, tanto as que já existem ou que serão criadas, para que tenham adequação às normas e recebam a certificação do Sisbi. (Abaixo, sonora Elizabete).
No Progresso Rural, ontem, às 6 e 30, Elizabete Rolim ainda comentou que o Cisa, sediado em Ijuí, é o maior consórcio do Brasil, com abrangência de população de aproximadamente 600 mil pessoas. Também antecipou que o Cisa vai receber recursos financeiros do governo gaúcho para intermediar exames de média e alta complexidade à população.
Abaixo, confira a entrevista com Elizabete Rolim: