As pessoas que não integram os grupos de risco, definidos pelo Ministério da Saúde, já podem se vacinar contra a gripe, especialmente em razão do inverno deste ano. Em Ijuí o medicamento está disponível nas clínicas Companhia da Vacina e Imunijuí. Conforme a proprietária da Companhia da Vacina, farmacêutica Alessandra Dull, o medicamento protege contra quatro cepas da influenza, ou seja, AH1N1, H3N2, Phuqet e Brisbane, este dois últimos da gripe B.
Ela lembra que a dose demora cerca de 15 dias para ter efeito completo no organismo. Também disse que já existem muitos casos da gripe A ou B no centro do país, especialmente em São Paulo, Goiás e Minas Gerais, inclusive com óbitos. Por isso, Alessandra Dull alerta para a necessidade de que as pessoas se vacinem logo, até porque pode haver falta ou demora no repasse de lotes do medicamento.
A clínica Imunijuí, por sua vez, informou que as pessoas precisam escolher, ou seja, realizar a imunização pelo SUS ou de forma particular. Porém, pelo SUS, através da campanha que vai começar no próximo dia 23, até primeiro de junho, o medicamento protegerá contra três vírus, ou seja, trivalente. Nas duas clínicas ijuienses as doses da imunização contra a influenza variam entre 85 e 90 reais. As empresas também informaram que o movimento ainda está baixo.