Busca rápidaX

MANCHETES

Colégio Tiradentes de Ijuí está entre as 10 melhores escolas públicas de ensino médio do Brasil

21 de agosto de 2024
Foto: CTBM Ijuí/Divulgação.

O Colégio Tiradentes da Brigada Militar (CTBM) de Ijuí é a melhor escola pública de ensino médio da região Sul do Brasil e a sétima melhor do país. É o que revela o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgado na última semana pelo Ministério da Educação (MEC).

O CTBM Ijuí obteve média de 7,3 no Ideb, em uma escala de 0 a 10. O índice é publicado a cada dois anos e considera as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar do MEC, e as médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Nos índices apurados nesta edição, o CTBM Ijuí obteve 0,96 de 1 como indicador de rendimento nas aprovações de alunos. Já no Saeb 2023, as médias foram 398,53 em matemática e 385,59 em língua portuguesa, em uma escala que vai de 0 a 500.

Para o tenente-coronel Humberto André Rodrigues Lucca, comandante do Colégio Tiradentes de Ijuí, o resultado é reflexo de um longo trabalho que vêm sendo desenvolvido na escola. “Não é só a nota do desempenho intelectual, mas é o trabalho que o colégio faz de permitir que mais alunos consigam chegar ao final do ensino médio e se formar com índices baixos de reprovações e desistências”, destaca em entrevista à RPI.

O tenente-coronel salienta ainda que, para alcançar esses rendimentos, o colégio desenvolve diversas atividades, como programas de nivelamento e de reforço, que permitem que a instituição trabalhe no sentido de aprimorar os resultados da educação. “Por exemplo, programas de nivelamento quando entra um aluno, no primeiro ano, para que os que têm mais dificuldade possam aumentar o seu nível de desenvolvimento nas matérias que possuem mais dificuldade”, explica.

Esse resultado obtido pelo CTBM Ijuí soma-se ao Enem por Escola 2023, divulgado no último mês de maio. No levantamento, a unidade obteve seu melhor resultado na série histórica contabilizada desde 2013, com média geral 714,7, destacando-se como a segunda melhor escola pública do Brasil e a melhor da região Sul. “É positivo ter essas notícias, porque isso acaba sendo um incentivo ao nosso grupo de professores e militares que trabalham dedicadamente, com amor àquilo que fazem, que eles se sintam ainda mais influenciados e impactados positivamente para prosseguir nesse trabalho”, avalia Lucca.