Busca rápidaX

Colheita da soja atinge cerca de 70% na região de Ijuí e rendimento tem leve melhora

26 de abril de 2022

A colheita da soja dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, chega a cerca de 70%, com rendimento médio de 16 a 18 sacas por hectare. O agrônomo, Gilberto Bortolini, ressalta que com o avançar dos trabalhos, nesses últimos dias a produtividade melhorou um pouco, visto a oleaginosa mais tardia. Ele acredita que, no máximo, a média possa chegar a 20 sacas.

A soja precoce foi a mais prejudicada pela estiagem, com rendimento, por exemplo, de 2 a 8 sacas por hectare. Mas em algumas lavouras nem houve colheita. Especificamente em Ijuí, a tendência é que a produtividade da soja fique entre 10 e 12 sacas. Algumas lavouras chegam a render até 30 sacas por hectare e em poucos casos quase 40 sacas em áreas de sequeiro. Bortolini enfatiza que na média geral da soja na região de Ijuí estão contabilizadas áreas de soja com irrigação, porém, essa tecnologia existe em poucas lavouras.

O agrônomo da Emater esclarece que as chuvas do momento não causam estragos na oleaginosa. Do restante da soja existente nas lavouras da região de Ijuí, 26,50% está em maturação; 8,30% em granação e 3% em floração. Referente ao milho, o cereal está com enchimento de grãos e com bom desenvolvimento No entanto, há aumento da incidência de cigarrinha do milho.

Informativo conjuntural do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!