A colheita de soja do Brasil chegou nesta semana a 68,1 por cento da área estimada, um avanço de 6,3 pontos percentuais em relação à semana anterior, informou nesta sexta-feira a consultoria Safras & Mercado.
“Os trabalhos estão adiantados em relação a igual período do ano passado (65,4 por cento), e também à frente da média para o período, de 64,3 por cento”, disse a Safras em nota.
Na semana finalizada em 22 de março, o destaque foi o Estado de São Paulo, com avanço de 17 pontos percentuais frente à semana anterior, chegando a 80 por cento de área colhida, seguido de perto por Goiás, que acrescentou 16 pontos percentuais, e Minas Gerais, que avançou 15 pontos percentuais.
Segundo a consultoria, os Estados mais à frente na colheita seguem sendo Mato Grosso, que atingiu 99 por cento da área estimada, e Mato Grosso do Sul, que avançou 7 pontos percentuais e chegou a 96 por cento de área colhida.
Entre os Estados acompanhados pela Safras, apenas Santa Catarina, Paraná e Goiás estão abaixo da média histórica de cinco anos na colheita.