O mês de outubro, que inicia, traz trabalho ampliado para os agricultores, pois tem a colheita das culturas de inverno e o começo do plantio da soja. Em Ijuí e microrregião, o período recomendado para cultivo da soja, segundo o zonamento agrícola, vai iniciar no próximo dia 21, com sequência até 20 de janeiro.
O extensionista da Emater em Ijuí, Edewin Bernich, ressalta que o ritmo de plantio da soja vai depender bastante da colheita do trigo, que recém começa, e também das condições climáticas, já que existe previsão de bastante chuva. Esses fatores poderão atrasar um pouco o cultivo da oleaginosa.
Até agora, em Ijuí, a colheita do trigo está em cerca de 3%. Há produtores que colheram em torno de 50 sacas por hectare, mas outros aproximadamente metade desse rendimento, visto problemas causados por geadas e chuvas.
No momento, avaliação indica que o trigo tem quebra de 25% da produtividade na Colmeia do Trabalho. Muitos produtores reclamam sobre problemas de giberela e brusone no trigo. Por conta dos problemas climáticos, a Emater já começa receber pedidos de Proagro em, Ijuí, referente a trigo, aveia e canola.