A atual coligação que administra o município de Ajuricaba, ou seja, MDB, Progressistas e PDT, vai manter a união para as eleições deste ano. No entanto, dessa vez quem indica o candidato a prefeito é o Progressistas.
Dessa forma, o pré-candidato a prefeito é Paulo Dolovitsch, atual vice-prefeito. O MDB vai ter o candidato a vice e o PDT fica com apoio. O presidente do MDB ajuricabense, Eduardo Butzen, ressalta que possivelmente a sigla vai ter uma mulher na candidatura à vice-prefeitura, porém o nome ainda não foi divulgado.
Do lado da oposição em Ajuricaba, existe conversação entre as siglas. O PSD, segundo a presidente, Angélica Schmidt, tenta formar coligação. No entanto, se isso não for possível, poderá concorrer sozinho. O vereador, Jardel Fernandes, é pré-candidato a prefeito pelo PSD.
Já o PT ajuricabense, conforme o presidente, Marlon Johan, tem como pré-candidato a prefeito, Airton Cossetin, que já foi prefeito. Porém, o partido também avalia coligação. A convenção do Partido dos Trabalhadores de Ajuricaba vai acontecer dia 5 de agosto, às 19 horas, à rua José Petenon, número 601.
Ajuricaba também tem o União Brasil. O presidente da sigla, Élder Viecili Feiten, também conhecido por Kako Viecili, afirmou que ele próprio é pré-candidato a prefeito. Para vice, o pré-candidato é Maurício Bandeira. Porém, o União Brasil conversa com partidos de oposição em Ajuricaba na tentativa de formar coligação. A convenção do União Brasil deverá ocorrer dia 5 de agosto, em local e horário a serem divulgados.