Chamado de “Julho Amarelo”, este é um mês especial no que se refere a luta contra as hepatites virais. A campanha foi instituída no Brasil em 2019 com a finalidade de reforçar ações de vigilância, prevenção e controle da doença.
Integrando o movimento nacional, o Serviço de Atendimento Especializado de Ijuí (SAE) promove amanhã (21) e na quinta-feira da próxima semana (28) em conjunto com a Vigilância Sanitária, ações de conscientização através da distribuição de fôlderes aos estabelecimentos com salões de beleza. Os profissionais também vão orientar a população em geral sobre a doença.
Atualmente, segundo a enfermeira coordenadora do SAE, Elisandra Baldo Dalla Rosa, o serviço atende 198 pacientes com hepatite B e 62 com hepatite C. Todos são de Ijuí.
As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. São infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. A doença pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. O SAE oferece testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C.
Além disso, ainda que a hepatite B não tenha cura, a vacina contra essa infecção é ofertada de maneira universal e gratuita no SUS, nas Unidades de Saúde.
Já a hepatite C não dispõe de uma vacina que confira proteção. Contudo, há medicamentos que permitem sua cura.