Busca rápidaX


Com 29 casos confirmados em Ijuí neste ano, RS atinge recorde em casos de mortes e infecções pela dengue

8 de novembro de 2021

A proximidade do verão e a chegada dos dias mais quentes acendem um alerta em relação a dengue. Neste ano, o Rio Grande do Sul atingiu o recorde no que se refere a registros da doença, atingindo o maior patamar da última década. Com pico de diagnósticos positivos no mês de abril e alto número em maio, a curva de infecções agora apresenta estabilidade.

Em Ijuí, segundo o coordenador da Vigilância Ambiental do município, Rinaldo Pezetta, 163 notificações foram registradas até agora, somente em 2021. No entanto, 29 casos foram confirmados. Além disso a Colmeia do Trabalho registrou um caso de  Chikungunya, doença que também é transmitida pelo Aedes Aegypti. Atualmente cinco pessoas aguardam resultado de exame em Ijuí.
Pezetta afirma que mesmo diante da pandemia, a equipe não deixou de realizar o trabalho a campo, que segue atualmente. São cerca de 25 agentes que visitam residências, orientando a população e eliminando possíveis criadouros do mosquito.

No que se refere ao Rio Grande do Sul, registros divulgados até agosto indicavam que o estado já havia contabilizado mais de 8 mil e 700 casos. O número de mortes pela doença também atingiu recorde no estado neste ano. Segundo o mesmo boletim (divulgado há mais de dois meses), 11 pessoas haviam perdido a vida em razão da doença: cinco em Santa Cruz do Sul, três em Erechim, uma em Passo Fundo, uma em Mariano Moro e uma em Bom Retiro do Sul. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí