Um lar de idosos no município de Passo Fundo vem gerando preocupação à comunidade daquela localidade. Isso porque dezenas de testes rápidos aplicados nos moradores do local testaram positivo para a Covid-19. São mais de 18 casos registrados. No total, 48 idosos residem no lar.
Em Ijuí, a Sabeve – Serviço de Amparo e bem Estar da Velhice, uma das casas de repouso mais tradicionais da região, também conta com 48 idosos hospedados atualmente, porém, não há nenhum caso suspeito de coronavírus, segundo a chefe da unidade de enfermagem da casa, Elizete Casali.
A enfermeira disse em entrevista à RPI que, para combater a proliferação, desde o início das recomendações por parte do executivo municipal, a Sabeve optou por proibir a visita dos familiares. Porém, para continuar permitindo o convívio familiar, tão importante aos idosos quanto aos familiares, Elizete afirma que a casa vem utilizando outras ferramentas, como por exemplo, ligações telefônicas e videochamadas, para manter o vínculo entre as famílias.
A casa dispõe de uma vasta equipe composta por profissionais da área da saúde, que atuam nos três turnos, a fim de garantir o cuidado adequado para cada hóspede. Segundo Elizete, até o momento ninguém manifestou sintomas da Covid-19, e cada idoso recebe um cuidado diferente, dependendo da condição de saúde de cada um.