Busca rápidaX

MANCHETES

Com aumento de 31% nas propostas enviadas, primeira etapa da Consulta Popular bate recorde de participação

21 de outubro de 2024

A primeira fase da Consulta Popular 2024 bateu novo recorde de participação. Com 1.120 propostas enviadas pela população até sexta-feira (18/10), o número representa aumento de 31% em relação a 2023, quando 852 sugestões foram encaminhadas no processo. 

A primeira etapa da consulta consiste no envio de propostas pelas pessoas. Após a análise técnica pela equipe do governo do Estado, as sugestões são discutidas nas assembleias regionais convocadas pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) para elaborar a cédula de votação de cada região. No processo de 2024, a administração estadual destinará R$ 60 milhões para a execução dos projetos aprovados.  

“Mesmo com menos dias para envio das propostas em relação a 2023, conseguimos um resultado expressivo, que demonstra a confiança da população no processo da Consulta Popular e o desejo de todos para auxiliar de forma efetiva a reconstrução do Rio Grande do Sul”, ressalta a titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans.

A secretaria é a responsável no governo estadual pela realização da Consulta Popular. Após a avaliação nas assembleias, a próxima etapa será a realização da votação final do processo, prevista para dezembro.

Corede Norc

O presidente do Corede Noroeste Colonial – Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial – com sede em Ijuí, Nélson Thesing, disse que a entidade ainda não recebeu o resultado das propostas feitas pelos eleitores para os 11 municípios do mencionado órgão. 

Para esta edição da Consulta Popular, para o Corede Noroeste Colonial, estão reservados um milhão, 728 mil reais. A cédula de votação da região de Ijuí vai ter até seis propostas e as quatro mais votadas vão receber dinheiro do governo gaúcho em 2025. A votação na Consulta Popular acontecerá de 2 a 6 de dezembro.

A votação ocorrerá pelo site consultapopular.rs.gov.br ou de maneira off line, ou seja, quando representantes do Corede ou dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento buscarão votos por meio de celulares em diferentes segmentos das comunidades. Os Coredes que ficarem entre 1º e 9º lugar com maior participação dos eleitores na votação vão receber dinheiro extra. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e governo do Estado