O rendimento da soja, dentre os 44 municípios de abrangência do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, aumenta, na medida em que avança a colheita, o que indica tendência de que a produtividade desta safra alcance a expectativa inicial, em torno de 60 sacas de média por hectare.
No momento, a colheita está em cerca de 10% e o rendimento em 61,8 sacas por hectare. O destaque é para o peso dos grãos, que nesta safra está muito superior ao obtido em safras anteriores, o que contribui para os bons rendimentos das lavouras, visto ao regime regular de chuvas.
A colheita se intensificou desde a semana que passou. Nas lavouras com enchimento de grãos, a pressão da ferrugem asiática é alta. Aproximadamente 60% da soja na área do escritório regional da Emater, sediado em Ijuí, se apresenta em maturação e o restante em granação.
Quanto ao milho, as atenções se voltam ao cereal de segundo cultivo destinado à confecção de silagem, que teve queda de plantas com os ventos fortes dos últimos dias. Nestas lavouras se observa presença de cigarrinha do milho. Já o milho destinado para grão está com colheita interrompida até o final da safra da soja.