A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Ijuí começou ontem (17) a aplicação da segunda dose da vacina aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate a Covid-19, aqueles que trabalham no Centro de Triagem, Samu e UPA. Hoje a aplicação iniciou também aos profissionais que atuam nos Hospitais de Ijuí e em instituições de longa permanência dos idosos.
Segundo a enfermeira do setor de imunizações, Franciele Kinalski Turela a procura pela vacina por parte dos profissionais de saúde está sendo muito inferior a semana passada. Esses profissionais assistenciais estão recebendo a imunização em horário habitual, na sala de vacinas junto ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, e devem levar a carteirinha da categoria profissional e a comprovação de que estão ativos.
Além disso, segue a vacinação dos idosos acima de 85 anos, nos postos de saúde dos bairros de Ijuí e na Secretaria de Saúde. Esse público deve entra em contato com o posto de saúde de referência para a fim de obter informações sobre o melhor dia e horário para receber a dose. Existe a previsão do recebimento de novas doses a partir da próxima terça-feira (22), quando será reorganizado novo coronograma.
Na primeira remessa da vacina, o município de Ijuí recebeu 4848 doses, sendo aplicadas 3658. Dessas, 2750 foram aplicadas aos profissionais de saúde, 105 aos idosos que videm em instituições de longa permanência e 803 em idosos acima de 85 anos. Ontem (17), no primeiro dia de aplicação da segunda dose, cerca de 85 profissionais de saúde garantiram a imunização. Para a segunda dose o município recebeu 1158 doses da vacina.