Busca rápidaX

MANCHETES

Covid-19: Confira as estratégias da Secretaria de Saúde de Ijuí para ampliar esquema vacinal referente a segunda dose

13 de dezembro de 2021

Nos últimos dois meses a Secretaria de Saúde de Ijuí tem percebido uma diminuição significativa na procura pela segunda dose do imunizante contra a Covid-19. A preocupação aumenta na medida em que se aproximam as festas de Natal e final de ano. Além disso, esse é o período que mais gera aglomerações no comércio por exemplo, em razão do horário estendido de atendimento e das tradicionais festas do cachorro-quente, atividades que costumeiramente reúnem grande número de pessoas.
Para chegar até esse público que não retornou aos postos de vacinação o secretário de Saúde de Ijuí, Márcio Strassburger, falou à reportagem da Rádio Progresso sobre algumas estratégias da pasta. Uma delas é a ampliação dos locais de vacinação: desde a semana passada, em dias específicos, uma equipe da saúde aplica as doses nos estacionamentos de supermercados ijuienses, locais de grande fluxo de pessoas.
Além disso, foi enviado a todas as Unidades Básicas de Saúde, uma lista com os nomes dos atrasados. A partir daí é feito contato telefônico para lembrar sobre a necessidade do retorno. Outra ação criada pela secretaria é a ampliação no horário de imunização: todas as terças-feiras a Estação Cultura está aberta até as 19h30, para possibilitar que as pessoas que trabalham em horário comercial possam receber as doses. Ainda segundo Márcio Strassburger, o Cerest- Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador, vai desenvolver uma ação especial nas empresas com mais de 50 funcionários, a fim de identificar aqueles que não estão com o esquema vacinal completo. Por fim, a Secretaria de Saúde organiza uma noite de vacinação junto a Praça da República, integrando as atividades de Natal, período de grande movimentação em Ijuí. A ação ainda está sendo planejada e se efetivada, será divulgada nos próximos dias.

No último sábado (11) houve um mutirão de vacinação em Ijuí, no entanto, somente 325 doses foram aplicadas. O número é considerado baixo segundo o secretário, já que em ações anteriores mais de 1000 pessoas receberam o imunizante.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí