Busca rápidaX

Com cerca de 700 registros em Ijuí, casos da doença diarreica aguda reduzem 30% no município

8 de novembro de 2021

Marcada por sintomas desagradáveis como dor abdominal, náusea, vômito e febre, a doença diarreica aguda (DDA) foi registrada em diversos municípios do Rio Grande do Sul, incluindo Ijuí. Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária do município, Ortiz Júnior, na última semana, 116 casos foram registrados, o que indica uma redução de 30% se comparado a semanas anteriores.
De ontem (07) pra hoje (08) não houve nenhum registro. Desde a semana 30, quando começaram a surgir os casos em Ijuí, mais de 700 pessoas buscaram atendimento médico com relatos dos sintomas. A DDA é causada por diversos micro-organismos, sendo o mais comum o norovírus. Apesar da redução, em Ijuí segue o trabalho da Vigilância Sanitária, que consiste em visitas a escolas e residências cujas pessoas relataram sintomas.
Nesses locais é feita coleta de água para envio ao Laboratório Central do Estado (LACEN), já que existem indícios de que a água pode ser uma forma de transmissão da doença. No caso do norovírus, também é possível pegar no contato com superfícies (incluindo alimentos e talheres contaminados) por isso a importância de lavar as mãos com bastante frequência.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí