Busca rápidaX


MANCHETES

Com dores frequentes e impossibilitada de trabalhar, ijuiense aguarda consulta com especialista há um ano

27 de setembro de 2022

Há 16 anos a ijuiense Ana Lúcia Millitz convive com fortes dores no rosto há 16 anos, o que sempre foi apontado pelos médicos com quem consultou como consequência de problemas no ouvido, no entanto, há pouco tempo um profissional que atendia na Estratégia de Saúde da Família do bairro Boa Vista demonstrou preocupação com os sintomas e solicitou a realização de uma ultrassom, que apontou a existência de nódulos tireoidianos e pequenos ‘caroços’ no rosto. 

Assim que o resultado do ultrassom saiu, ela relata ter retornado à unidade de saúde, quando foi atendida por outro profissional, que disse que os sintomas eram ‘frescurite’. “Esse médico me disse que era bobagem, frescurite e que todo mundo tem nódulo na tireoide. Ele disse ainda que se sentisse dor era para ir no postinho para me receitarem um paracetamol”, disse.

Ana Lúcia disse que tem dificuldade para engolir, inchaço no rosto e, recentemente, passou a sentir fraqueza nas pernas, o que, causou quedas diversas vezes. “Semana passada eu caí no centro, depois na casa da minha mãe. É tanta dor, que eu sinto as pernas fracas e acabo caindo”, lamenta. 

Ela relata que, em duas oportunidades procurou atendimento médico novamente, quando foi atendida por um profissional na Unidade de Pronto Atendimento, que recomentou encaminhamento urgente para investigação dos ‘caroços’ no rosto. “Ele disse que eu preciso de uma biópsia para investigar se os caroços são benignos ou malignos e receitou duas injeções por dia, durante um período, para que as dores passem”, disse. 

Ana Lúcia trabalha como doméstica e tem um filho de 12 anos. As dores têm impedido a realização de tarefas simples, do dia-a-dia. “Eu não consigo fazer quase nada, está bem difícil”. Segundo ela, na Secretaria Municipal de Saúde informaram que não há médico endocrinologista em Ijuí, portanto, ela foi encaminhada para um cirurgião de cabeça e pescoço, que só tem disponibilidade de horário para dezembro. 

 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí