O jogo responsável é um dos elementos fundamentais para que o mercado de apostas esportivas e jogos online se consolide como um entretenimento seguro, equilibrado e divertido em todo o país. A regulamentação foi implementada no dia 1º de janeiro de 2025, depois de um período considerável de discussão no Congresso.
A Cactus Gaming, líder em soluções de iGaming, sempre defendeu o jogo seguro como algo crucial para o crescimento da indústria brasileira, bem como sua aceitação entre a população maior de idade. Reforçando que essa atividade é destinada para pessoas com 18 anos completos ou mais.
A empresa sempre manteve contato com o órgão responsável, a Secretaria de Prêmios e Apostas, vinculado ao Ministério da Fazenda, visando o cumprimento de diretrizes técnicas e regulatórias.
Essa atuação oportuniza um equilíbrio pleno entre a recreação e a segurança, com instrumentos para imposição de limites individuais. Ou seja, o jogador encontra mecanismos de exclusão temporária, auto-explicação e monitoramento de padrão de utilização, pontos que a Cactus faz questão de apoiar em cada parceiro.
Comportamento do apostador brasileiro
De acordo com informações da própria Cactus, o apostador brasileiro é bastante conectado aos dispositivos móveis, prioriza um estilo visual acessível e uma navegação ágil em sites ou aplicativos. Ou seja, ele deseja encontrar transparência, segurança e controle em sua dinâmica de jogo.
Por isso, a empresa busca investir em três fatores: uma jornada completa, velocidade na plataforma, com latência baixa e alta disponibilidade em períodos de picos, tudo para assegurar uma experiência imersiva e sem imprevistos.
Já o público é bastante diverso. As mulheres representam quase 30% desse mercado nacional. Entretanto, o que mais chama a atenção é que mais de 72% dos apostadores possuem entre 18 e 39 anos. Essas informações são fundamentais para que o time da Cactus possa ajustar recursos ou criar novas soluções estratégicas para os operadores parceiros.
As metas da Cactus para o próximo ano
Com o primeiro ano do mercado regulado se aproximando do fim, a Cactus já está traçando suas metas para 2026. O objetivo é consolidar ainda mais a marca tanto no Brasil quanto no exterior. Por isso, a equipe está aumentando, assim como os investimentos em novas tecnologias para suprir as exigências da indústria.