A construção da ponte internacional entre Porto Xavier, Rio Grande do Sul, e San Javier, na Argentina, finalmente vai começar, após décadas de espera entre a população dos dois países. O ato simbólico de assinatura para o início das obras aconteceu na tarde desta terça-feira, 17, no aeroporto regionar Sepé Tiarajú, em Santo Ângelo, logo após o voo inaugural da Gol Linhas Aéreas, que liga a capital missioneira a Guarulhos/SP. A estrutura vai trazer crescimento não só para a região de Porto Xavier, mas também demais municípios, como Ijuí e áreas vizinhas.
Foi o que disse durante entrevista à RPI, o secretário de desenvolvimento e cultura de Porto Xavier, Ovidio Kaiser. Ele citou o transporte de grãos, que atualmente é feito para o Porto de Rio Grande. Com a ponte entre Brasil e Argentina, haverá possibilidade de deslocar, por exemplo, a soja até o porto de Santa Ana, província de Misiones, na Argentina, e de lá encaminhar por navio para a Europa, Ásia ou outros países.
O Governador Ranolfo Vieira Junior, o ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Nardes, representantes do DNIT, senador Luiz Carlos Heinze, deputados e demais autoridades acompanharam a cerimônia.
O prefeito (ou intendente) de San Javier, Matias Villies, disse em entrevista à Rádio Progresso que a construção da ponte simboliza um novo momento, um avanço “sem precedentes” para a comunidade local e do entorno. “A partir de então, poderemos fortalecer as relações comerciais, estreitar os laços com o Brasil e toda a comunidade brasileira”, pontuou.
Vandovino Enio Lemes, comissionado de fronteiras do ministério geral de coordenação de gabinetes do governo de Missiones, disse que o início das obras representa um marco histórico e divisor na história dos dois países. “Acompanhamos de perto e lutamos junto durante todo esse tempo, em busca da construção da tão sonhada ponte, que agora começa a se tornar realidade”.
A previsão para conclusão da obra é de 30 meses e o montante de gastos previsto é de R$ 170 milhões.