A prefeitura de Tenente Portela intensifica ações, visto o a alta incidência de dengue no município. Com 743 casos confirmados até o final da tarde de ontem, Tenente Portela é o município do Rio Grande do Sul com maior número de pessoas infectadas pela doença.
Ontem, o prefeito, Rosemar Sala, se reuniu, em Porto Alegre, com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, Rosemar Sala disse que desde dezembro do ano passado são realizadas medidas para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da patologia, mas o trabalho não foi suficiente. Por isso, no momento ocorre, inclusive, aplicação de inseticida na cidade. Sala pediu apoio dos moradores para que eliminem água parada, por isso, a necessidade de vistoria em pátios e outros locais.
O Executivo portelense alerta que há possibilidade de aplicação de multa, de 216 e 864 reais, para pessoas que não resolverem situações que representem risco ou ameaça à saúde pública. Diante disso, a partir de agora, sempre que for constatado o descaso do morador e a recusa em colaborar, os agentes de saúde terão que comunicar a Vigilância Sanitária. Caberá aos servidores deste setor fazer cumprir a lei municipal.
O Estado colaborou com o município na aquisição e no envio de materiais, como bombas para a borrifação do chamado fumacê e inseticida que elimina o Aedes por meio de pulverização. Somente ontem, Tenente Portela contabilizou 34 casos de dengue.
O município de Barra do Guarita, também na região Celeiro, está em segundo lugar no Rio Grande do Sul, com 280 casos confirmados da mesma doença. Já em Cerro Largo são 48 casos; Derrubadas, 72; Frederico Westphalen, 68; Iraí, 63; Pinheirinho do Vale, 81; Redentora, 12; Santa Rosa, 58; e Três Passos, 44. Em Ijuí, são oito casos de dengue.