Busca rápidaX

Com mais de 1,5 mil mm de chuva em 80 dias, agricultura sofre severas perdas em Ijuí

23 de novembro de 2023

Se a umidade ajuda no desenvolvimento do milho, o excesso de chuvas dos últimos dias causa bacteriose na cultura em Ijuí e região. Segundo o agrônomo da Emater, em Ijuí, Edewin Bernich, a bactéria resulta em entupimento dos vasos da planta, o que prejudica a condução de água e nutrientes. Isso pode causar tombamento e morte do milho.

Lavoura de trigo completamente perdida

Bernich disse que de primeiro de setembro até o último sábado, ou seja, em 80 dias, choveu 1.536 milímetros em Ijuí. Nesse período, foram 37 dias de chuva, no entanto, não está contabilizada a chuva de ontem para cá. Em setembro foram 451 milímetros; outubro, 594; e neste mês, até sábado passado, 543 milímetros. A média de chuva para o ano todo em Ijuí é de 1.650 milímetros. Em 2023, até agora, já houve 2.738 milímetros.

Além do milho, outras culturas têm prejuízos com o excesso de umidade, dentre elas, o trigo. Cerca de 400 hectares de trigo não vão ser colhidos na Colmeia do Trabalho, pois a forte instabilidade climática impediu que os agricultores entrassem nas lavouras para a colheita. Com isso, o trigo brotou e até chegou a apodrecer nas lavouras. Hortigranjeiros, da mesma forma, sofrem com a chuvarada. Além disso, os temporais dos últimos dias, inclusive com granizo, geraram muita perda em verduras e legumes na região sul do interior de Ijuí.

Temporais também causaram perdas no segmento agrícola ijuiense:

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí