A Vigilância em Saúde informa que a Vigilância Ambiental de Ijuí está executando ações necessárias para realizar o combate efetivo ao mosquito transmissor da Dengue. Ijuí está com um número expressivo de casos suspeitos e confirmados da doença. Até o momento foram 564 casos notificados, sendo que 215 confirmaram a contaminação por Dengue e 1 por Chikungunya.
Conforme o coordenador da Vigilância Ambiental, Ortiz Júnior, as ações são norteadas pelo Plano Nacional de Combate ao Aedes Aegypti. São efetivados bloqueios mecânicos e químicos. Na semana 11 e 12 de 2023, referente ao mês de março, foram realizados 3.870 bloqueios mecânicos com 7 equipamentos de aplicação de inseticida. O UBV leve já foi aplicado em 302 locais. Os agentes de combate à Dengue e os agentes de Saúde mantém estas ações em todo município.
“Mantemos os Ecopontos de pneus e vidros em funcionamento para a destinação correta desses materiais, estamos realizando a limpeza e manutenção dos espaços públicos, com corte de vegetação e eliminação de criadouros de larvas do mosquito, estamos vistoriando e notificando locais em torno dos trilhos da viação férrea, por exemplo, realizando um amplo trabalho fiscal”, explicou Ortiz.
A Vigilância Ambiental solicita aos proprietários de imóveis desabitados e que possuam piscina ou possíveis locais que acumulam água que sirvam de criadouros de mosquitos, para que tenham atenção e eliminem os focos se for o caso. Ortiz também alerta as imobiliárias que façam as devidas ações preventivas em seus imóveis cadastrados que estejam desocupados. Os terrenos baldios devem ser mantidos com a vegetação baixa.
Neste momento toda a comunidade precisa estar atenta e eliminar criadouros do mosquito, assim como eliminar os focos em locais que já existam larvas. Não deixe objetos que possam acumular água, todos precisam fazer sua parte para eliminar o mosquito da Dengue.