Busca rápidaX

Com recorde de óbitos por Covid em Ijuí, coordenadora epidemiológica alerta para o esgotamento da saúde

17 de março de 2021

No dia em que o município de Ijuí registrou o recorde diário de mortes por Covid-19, o desabafo da enfermeira Andréia Amorim (foto), coordenadora da Epidemiologia municipal, resume o sentimento e difícil momento enfrentado pelos profissionais de saúde e a lotação dos hospitais ijuienses. “Estou muito triste com toda essa situação. Tá muito grave. Não temos logística humana, ou seja, profissionais para dar conta de tudo isso. A Epidemiologia municipal está no limite, imagina nas instituições”, desabafou Andréia Amorim.

A enfermeira pediu que a população se cuide, com utilização de máscaras, evite aglomeração, dentre outras medidas, até em consideração aos profissionais de saúde que precisam atender as pessoas em caso de contaminação por Covid. Andréia Amorim ressaltou que as pessoas que integram os grupos indicados para a vacinação contra a Covid, para que procurem a imunização. Alertou para que as pessoas não façam automedicação e se sentirem sintomas de coronavírus, busquem atendimento médico, seja no Centro de Triagem de Ijuí, hospitais ou até pelo método particular. A enfermeira Andréia observa que é fundamental que as pessoas se dirijam para atendimento de saúde, até para que haja notificação dos casos confirmados ou suspeitos da Covid no sistema municipal e os pacientes possam ser acompanhados.

Ontem, Ijuí registrou seis óbitos por Covid, ou seja, o maior número diário de mortes pela doença desde o início da pandemia. Foi um falecimento a cada quatro horas. Um dos óbitos se refere a uma mulher, de 33 anos, que estava grávida de seis meses. Ela era profissional de saúde e morava no centro da cidade de Ijuí. O bebê também morreu. Ainda faleceram uma mulher, de 75 anos, que residia no bairro Elizabeth; outra mulher, de 70 anos, que morava no bairro São Geraldo; ainda uma mulher, de 48 anos, do bairro Thomé de Souza; uma idosa, de 81 anos, que residia no centro da cidade; e um homem, de 48 anos, que também morava no centro da cidade de Ijuí. Com isso, Ijuí totaliza 104 mortes por Covid. Além disso, o município registrou, ontem, mais 122 casos da Covid, com acumulado de 7.032, porém, 5.981 pessoas estão recuperadas. Também foram informados mais 211 casos suspeitos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!