Busca rápidaX

MANCHETES

Comandante da BM faz balanço da Operação “Trânsito Mais Seguro” com fiscalização contra alcoolemia em Ijuí

3 de fevereiro de 2026

O comandante do 29º Batalhão de Polícia Militar de Ijuí, Tenente-coronel Itamar Walter, falou à Rádio Progresso sobre a operação “Trânsito Mais Seguro”, realizada no último final de semana no município. A ação integra uma mobilização em nível nacional de combate à alcoolemia no trânsito, em alusão ao dia 30 de janeiro, data que marca a prevenção contra o álcool e a direção.

De acordo com o comandante, a operação segue o modelo da “Balada Segura” e foi desenvolvida em conjunto com os agentes municipais de trânsito. O objetivo principal é intensificar a fiscalização e, sobretudo, conscientizar os condutores sobre os riscos de dirigir sob efeito de bebida alcoólica, especialmente neste período que antecede o Carnaval, quando tradicionalmente há aumento no consumo de álcool e no fluxo de veículos.

Durante a ação, foram realizados 17 testes com a utilização de etilômetro. Desses, houve uma recusa ao teste e uma condução à Delegacia de Polícia por embriaguez ao volante. O tenente-coronel explicou que, conforme a legislação, a partir de 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido configura crime de trânsito. No caso registrado, o condutor apresentou índice de 0,72, ficando a Delegacia responsável pela instauração do inquérito policial.

Itamar Walter reforçou o alerta à população para que evite dirigir após consumir bebida alcoólica. Ele destacou que atualmente existem diversas alternativas seguras de deslocamento, como aplicativos de transporte e táxis, que permitem retornar para casa sem colocar em risco a própria vida e a de terceiros.

No total, a operação fiscalizou 249 veículos e abordou 260 pessoas, resultando em 41 autuações de trânsito. Entre as principais irregularidades constatadas estão condutores sem Carteira Nacional de Habilitação, ou com habilitação em situação irregular. Além disso, quatro veículos foram recolhidos por irregularidades, entre eles motocicletas.

A ação contou ainda com o apoio da ROCAM, cujas motocicletas possibilitaram a abordagem e apreensão de condutores que tentaram fugir do local da fiscalização. Por fim, o comandante ressaltou que a Brigada Militar irá intensificar ainda mais as ações de fiscalização no período que antecede o Carnaval.

Segundo ele, barreiras policiais seguirão sendo montadas em vias estratégicas da cidade, como a Rua do Comércio, área com grande concentração de bares e onde são frequentes ocorrências relacionadas à perturbação do sossego e ao consumo excessivo de álcool.

Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!