Busca rápidaX


MANCHETES

Comandante do 29º BPM participa de Sessão na Câmara de Ijuí para debater sobre ocorrências na Rua do Comércio

5 de novembro de 2024
Foto: Câmara Municipal de Ijuí/Divulgação.

Tendo em vista os recentes casos de perturbação do sossego e de violência ocorridos na rua do Comércio, em Ijuí, o comandante do 29º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Gerson de Mello, foi convidado para participar da Sessão na Câmara de Vereadores desta segunda-feira (4). O convite foi proposto pelo vereador Bira Erthal (MDB), em virtude das reclamações recebidas por ele de moradores e comerciantes da área.

A questão da segurança pública na rua do Comércio é um tema que vem sendo debatido há alguns meses no município. De abril a junho, a Comissão Especial de Segurança Pública da Câmara promoveu reuniões com a comunidade e representantes dos órgãos da segurança pública, Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Executivo, entre outras entidades. Na época, a BM desencadeou a Operação Noite Tranquila, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Coordenadoria Municipal de Trânsito e Conselho Tutelar. Além disso, moradores entregaram abaixo-assinados à Comissão.

Segundo o tenente-coronel Gerson de Mello, as operações realizadas surtiram efeito por algum tempo. “Diminuiu, acalmou-se o que estava acontecendo naquela localidade, com aquela atuação. Mas as pessoas começam a se reunir agora nos bares e a ingestão de bebida alcoólica faz com que elas tomem algumas atitudes que não são propícias para a nossa sociedade”, afirmou.

Durante sua fala, o comandante do 29º BPM disse ainda que, apesar dos inúmeros vídeos e relatos que circulam nas redes sociais nas últimas semanas, apenas três ocorrências de perturbação do sossego foram registradas: um furto simples, uma agressão e um disparo de arma de fogo. “O pessoal fala nas redes sociais dos problemas, das atividades, mas nós temos três ocorrências de perturbação do sossego na área, que está conflagrada por esse problema, mas ninguém faz as ocorrências. Tendo a ocorrência nós temos um feedback com o nosso pessoal, principalmente com o nosso comandante de companhia, e a gente coloca o efetivo para desenrolar esse trabalho”, destacou.

Gerson de Mello ressaltou também que, nas operações deflagradas em conjunto com o Conselho Tutelar na rua do Comércio, foram encontrados um ou dois menores de idade, e que possuíam autorização dos pais. “A maioria que estavam ali eram maiores”, declarou.

O comandante reiterou a importância da colaboração da comunidade no registro das ocorrências, especialmente para dar sustentabilidade ao trabalho efetuado pela Brigada Militar e falou sobre a atuação do Batalhão no combate ao tráfico de drogas. As ocorrências que nós temos a infelicidade de ter mais no nosso município é de tráfico de drogas, que está sendo combatido, e nós combatendo a ocorrência de tráfico de drogas, automaticamente a gente combate as outras, porque todas essas estão relacionadas”, salientou.

Confira a participação completa: