Através das penas alternativas, a Vara de Execuções Criminais da Comarca de Ijuí liberou nos últimos meses deste ano, 363 mil reais para entidades dos municípios de Ijuí, Ajuricaba e Coronel Barros. Foram 36 entidades contempladas, com os mais variados projetos, desde melhoria no sistema de segurança pública, assistência a presos, área de saúde, atendimento a mulheres, idosos e crianças, bem como na área de educação. Dentre as entidades beneficiadas, estão a Polícia Civil, Brigada Militar, HCI, Hospital Bom Pastor, Casa da Amizade, Sabeve, Lares de acolhimento, APAEs, AAPECAN e CAVI.
Segundo o Juiz titular da VEC, Eduardo Giovelli, que é responsável pela gestão das penas alternativas, o destaque no ano de 2022 foi para a destinação de recursos para a área de educação. Houve liberação de 138 mil reais para escolas ou círculos de pais e mestres, numa abrangência de 14 educandários contemplados com os valores, O dinheiro foi investido em melhoria do ensino ou da estrutura escolar.
Dentre os beneficiados, há projetos para laboratório de ciências, melhorias em parques infantis e aquisições de brinquedos e de playground, revitalização de espaços físicos e bibliotecas, aquisição de materiais pedagógicos e de equipamentos musicais.
Os valores que compõem as penas alternativas são oriundos de transações penais, acordos de não persecução penal, bem como de condenações criminais em crimes sem violência em que há substituição por penas restritivas de direitos, ou seja, valores de pessoas que tiveram questões com a justiça criminal que retornam em benefício da comunidade local através destas diversas entidades contempladas.