O atual período marca acumulo de atividades na área rural, com a finalização da safra de inverno e início de mais uma safra de verão. Referente à nova safra, hoje começa o período ideal para plantio da soja em Ijuí e microrregião, safra 2025/2026. Porém, pelo zoneamento agroclimático, a fase começou dia primeiro deste mês. O período vai até 30 de janeiro do próximo ano. No entanto, segundo o agrônomo na Emater, em Ijuí, Edewin Bernich, a oleaginosa cultivada após 15 de novembro pode ter redução na produtividade, por exemplo, visto mudança na luminosidade dos dias. Também depende da variedade da soja e qualidade do solo.
A tendência, em Ijuí, é de cultivo de 40 mil hectares, mesma área do ano passado. A perspectiva de rendimento, por sua vez, fica numa média de 60 sacas por hectare. Já dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, abrangência de 44 municípios, a expectativa é de um milhão, 12 mil, 807 hectares de soja nesta safra, cerca de nove mil hectares a mais que a safra 2024/2025. Levantamento indica rendimento médio de 61,05 sacas por hectare na mencionada região. Especificamente em Ijuí, Edewin Bernich frisa que já há algumas poucas áreas plantadas de soja. No que concerne à safra de inverno, agricultores começam a colheita do trigo.
Já dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater de Ijuí, o rendimento do trigo está entre 40 e 66 sacas por hectare. A colheita da aveia branca e canola está um pouco mais adiantada, pois as culturas foram plantadas antes do trigo. Na mesma região, a produtividade da canola se apresenta de 33 a 41 sacas, e aveia branca com rendimento muito variado, dependendo da finalidade, ou seja, de 20 a 60 sacas por hectare.