O período recomendado para plantio do milho em Ijuí e microrregião, segundo o zoneamento agrícola, começou sexta-feira, 11, com extensão até 20 de janeiro, o que inclui a primeira e segunda safras. O agrônomo do escritório da Emater, em Ijuí, João Buratti, ressalta que o cultivo, com maior intensidade, deverá iniciar entre os dias 15 e 20 deste mês, ou seja, a partir desta próxima semana.
Ainda observa a necessidade dos produtores realizarem boa dessecação das lavouras antes do plantio, verificação dos discos das plantadeiras e tamanho das sementes para que haja distribuição adequada das sementes no solo, também velocidade média de 4 quilômetros por hora dos tratores. O custo por hectare de milho está em mais de 70 sacas do próprio cereal.
Em Ijuí deverão ser 2.850 hectares com milho de primeira safra e 2.500 de segunda safra, a safrinha, mesmas áreas da safra passada. Na região Celeiro, o plantio do milho já começou. A preferência é por híbridos super e hiper precoces, para colheita em janeiro e intenção de plantio de soja após colheita do milho. Já houve cultivo de pouco mais de 7% da área prevista de milho para a atual safra na abrangência do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí.