O informativo semanal do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, divulgado hoje, aponta que começou o plantio do milho, safra 2025/2026, mas apenas nos municípios mais ao norte e com poucas áreas semeadas até o momento. Produtores estão atentos ao clima para tomarem a decisão de semear a cultura.
Com temperatura baixa não é recomendado o cultivo, pois a germinação fica muito lenta. Ainda pode ocorrer comprometimento das reservas das sementes, com prejuízo ao vigor das plantas. Por outro lado, a previsão de que na segunda quinzena deste mês pode haver vários dias de chuva, deixa os agricultores apreensivos para não atrasar o início da semeadura e estender o período de floração do milho para os meses de menor precipitação, ou seja, segunda quinzena de novembro e dezembro.
E mesmo que o plantio do milho já esteja permitido, conforme o zoneamento agroclimático, cujo prazo começou ontem, os agricultores precisam ter atenção com o risco para Proagro. O agrônomo da Emater, em Ijuí, Edewin Bernich, explica que até 21 deste mês o risco é de 30%. Já de 21 de agosto a 10 de setembro, o risco baixa para 20%. Quanto maior esse índice, menor é o auxílio do Proagro em caso de necessidade. Até dia 21, o risco é maior por causa da possibilidade de geada.
Após 10 de setembro, os riscos aumentam para 30 e 40%, com a cobertura do seguro em 75 e 50% respectivamente, nessas últimas situações devido ao perigo de estiagem em dezembro, que se tornou costumeira nos últimos anos. Dentre os 44 municípios de abrangência do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, a expectativa é que sejam cultivados aproximadamente 70 mil hectares com milho grão e 50 mil para silagem.