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Comerciantes esperam que o frio continue para aumentar vendas em Ijuí

27 de junho de 2019

Comerciantes que esperavam faturar nas vendas com itens de inverno neste ano foram surpreendidos pelo clima, e percebem como nunca, a importância do frio para a economia. Isso porque já estamos quase no mês de julho, e somente agora as baixas temperaturas começaram a aparecer no Rio Grande do Sul.

Em Ijuí não é diferente. Segundo informações da vice-presidente do Sindilojas do município, Vânia Diel, as lojas estão com os estoques cheios, contando com a ajuda das baixas temperaturas para auxiliar nas vendas. Vânia Diel também é proprietária de uma loja de roupas, e segundo ela, em 30 anos de comércio, nunca havia presenciado essa situação.
Segundo a representante do Sindilojas, geralmente o comércio começa a receber as peças de inverno ainda no mês de fevereiro. Desde lá, foram celebradas três importantes datas comemorativas, em que os comerciários esperavam vender itens de inverno, tanto no que refere-se a roupas e calçados quanto eletrodomésticos como aquecedores, ar condicionado, etc.

A demora na chegada do frio, segundo Vânia Diel, ainda deve refletir na economia em 2020, já que as fábricas não vão ter tanta demanda de produção, e os lojistas provavelmente vão comprar menos porque ainda terão produtos em estoque.

Para superar a situação, Vânia acredita que a melhor saída aos empresários é apostar na criatividade: elaborar campanhas, usar a mídia e as redes sociais para mostrar o que a loja tem de melhor e atrair o consumidor para dentro do estabelecimento. “São as estratégias que vão fazer a diferença”, afirma.

Andando pelo comércio ijuiense, o cenário que avistamos no interior das lojas é praticamente o mesmo: roupas de verão, meia-estação e inverno. Isso porque, nos últimos meses, nos deparamos com temperaturas baixas, que vão desde os 5°C (como ontem e hoje) até máximas que chegam aos 28ºC.

Segundo a vice-presidente do Sindilojas, a próxima data que deve movimentar o comércio é o dia dos pais, celebrado em agosto, seguido do dia das crianças, em outubro, porém, na visão dela, nenhuma delas deve ter muito impacto nas vendas de itens de inverno, e a saída dos comerciantes, é apostar em novas ideias e estratégias de venda. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
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