Na tarde desta segunda-feira (23), a Comissão Especial (CE) que avalia os serviços de água e esgoto em Ijuí reuniu-se com os secretários municipais de Governo, Luis Fernando Valentini, e de Meio Ambiente, Yuri Pilissão. O encontro teve como objetivo discutir o andamento dos contratos de concessão, o planejamento do município em relação ao contrato vigente com a Corsan/Aegea.
O secretário de Governo destacou o aumento de insatisfações com os serviços prestados pela Corsan/Aegea desde a privatização. Valentini relatou dificuldades do município em ajustar as operações com a empresa, apesar de medidas como intensificação da fiscalização das obras, realizadas por uma comissão formada por servidores das áreas de Meio Ambiente e Engenharia. Ele informou que, desde 2021, aproximadamente R$ 3 milhões em multas foram aplicadas à empresa, conforme previsto em contrato.
Outro ponto debatido foi a falta de resposta da Corsan/Aegea às solicitações do Executivo. Segundo Valentini, pedidos de informações sobre quadro de pessoal, avaliação patrimonial e faturamento não foram atendidos pela empresa.
Durante a reunião, o secretário de Governo anunciou que o Poder Executivo pretende criar uma comissão para realizar um estudo técnico e jurídico sobre os serviços da Corsan/Aegea, com vistas à abertura de um processo licitatório. A Comissão Especial é composta pelos vereadores César Busnello, Rodrigo Noronha, Chico Ortiz, Josias Pinheiro e Adalberto Noronha.