Busca rápidaX

Comitiva composta por 31 representantes da região irá à Brasília reivindicar recursos pelas paralelas da BR-285

24 de fevereiro de 2023

Uma comitiva regional estará na próxima semana em Brasília. O objetivo é reivindicar recursos para a travessia urbana de Ijuí, conhecida como Paralelas da BR-285. A comitiva é composta por vereadores, representantes do Poder Executivo, empresários, lideranças de hospitais e da Unijuí, além de deputados estaduais e federais, e lideranças políticas de Panambi, Pejuçara e Coronel Barros. Com chegada na próxima segunda-feira, dia 27, os representantes da região estarão na Capital Federal por três dias. Na manhã desta sexta-feira, 24, o programa Rádio Ligado recebeu os vereadores Beto Noronha (PT), Paulo Braga e Matheus Pompeo (PDT), e do gerente de relações institucionais do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Alla Denis Fonseca. Todos irão compor a comitiva.

Para Beto Noronha, o estágio é diferenciado neste momento quando o assunto é a travessia urbana. “No ano passado foi concluído o projeto. Pela primeira vez nós temos formalmente no orçamento do Governo Federal, recursos previstos. Isso nos possibilita a ampliação destes recursos. Essa é uma pauta principal que está nos unindo. A ida para Brasília é para abrir as tratativas e para que as paralelas entrem para as prioridades do Governo Federal”, disse Noronha.

O vereador Matheus Pompeo de Mattos destacou que nunca houve uma união tão grande de esforços em prol de algo. “Nunca se viveu um momento tão bom no município. Estamos caminhando para a realização de um sonho. Temos cerca de R$ 15 milhões garantidos e queremos a transferência de recursos de obras na Ponte do Guaíba, para que a haja empresa interessada na licitação”, complementou.

Já o gerente de relações institucionais do HCI, Allan Denis Fonseca, falou da importância das obras para a saúde. “Das 70 ambulâncias que chegam diariamente no hospital, mais da metade passa pela BR-285. O hospital então se soma à essa demanda que faz parte da comunidade”, destacou.

O vereador Paulo Braga, que é presidente do legislativo disse que, se as obras acontecerem, irão impulsionar a economia de Ijuí. “Uma das coisas que atrapalha o desenvolvimento de Ijuí é a não realização dessas obras. Com as paralelas, poderemos atrair mais indústrias e trazer mais gente para o município”, disse Braga.