Busca rápidaX

MANCHETES

Como a alimentação interfere na composição do leite materno?

3 de dezembro de 2022

Estudos comprovam que a alimentação da mãe pode, sim, interferir na composição e na qualidade do leite materno.

Por essa razão, é necessário que a mãe tenha alguns cuidados com a alimentação durante a amamentação.

Então, hoje decidi vir aqui te contar, como a alimentação interfere na composição do leite materno.

Além disso, trago os alimentos que são indicados para serem consumidos nessa fase e outras dicas para te ajudar, então confira tudo até o final!

Quais alimentos prejudicam a composição do leite materno?

Se você ainda está grávida ou já tem seu bebê e sente dúvidas em relação a amamentação e como ela pode ser afetada irei te ajudar.

É verdade, os alimentos podem prejudicar sim a composição do leite materno, e grande parte dos alimentos que prejudicam a composição do leite materno, também comprometem a gestação.

Por isso, irei agora te falar alguns dos alimentos que podem prejudicar tanto o seu leite materno quanto a gestação, sendo perigosos e alguns até mesmo desconhecidos para algumas mamães que fazem mal.

Álcool:

Muito conhecido e informado também para as mães, é um dos alimentos mais corrosivos para o corpo da gestante, no leite e na gestação.

Por isso, evite o máximo possível, podendo atrapalhar até o desenvolvimento neurológico e psicomotor do bebê.

Cafeína:

Muito desconhecida! A cafeína pode sim atrapalhar na amamentação.

Ele pode atrapalhar o sistema imune e bom funcionamento do seu filho, por conta de que a cafeína pode diminuir o nível de ferro presente no leite materno.

Chocolate:

Sabemos como é bom comer um chocolatinho num momento de irritabilidade.

Pois é, o alimento tão delicioso pode ser prejudicial, afetando no sono e contribuindo para a irritabilidade do bebê, isso porque o chocolate contém teobromina que tem um efeito semelhante ao da cafeína.

Alhos, Cebolas ou Aspargos:

Esses alimentos de sabor bem forte podem sim afetar o sabor do leite e afetar o cheiro do leite materno, fazendo com que o bebê perca o interesse e rejeite o leite da mãe.

Ocorrendo principalmente quando consumidos diariamente ou em grandes quantidades

Alimentos processados no geral:

Os alimentos processados são os queridinhos de quem não sabe cozinhar ou quer comer algo rapidinho, mas saibam que eles podem diminuir a produção do leite e a qualidade do leite materno.

Isso porque são ricos em calorias mas, pobres em nutrientes como fibras, vitaminas e minerais, o que prejudica a produção e a qualidade do leite materno.

Quais os alimentos recomendados para o leite materno?

Agora, irei te dizer sobre os alimentos recomendados para consumo ou os melhores alimentos para serem consumidos durante a gestação ou após a gestação, que ajudam na produção e boa qualidade do leite materno.

Se você quer saber mais sobre uma alimentação boa para quem é mãe, irei te informar agora.

Alimentações variadas, incluindo vários tipos de legumes, vegetais, carnes boas, frutas, entre outros, pode ser o mais recomendado para você que quer oferecer uma ótima qualidade de vida para seu bebê.

Cuidar do seu bebê vai além de cuidar da criança apenas, é se cuidar também. Pois nessa fase de amamentação a saúde da mãe é a saúde do bebê, já que é da mãe e de seus nutrientes que vem a saúde do bebê.

Por esse motivo, irei te dizer alguns ótimos modos de aumentar a produção do leite materno. Além de alimentos que ajudam você a ter um leite materno mais saudável e melhorar a saúde do seu bebê.

Alguns ótimos alimentos que te ajudam são os:

Aveia: podendo ser ingerida em várias refeições do dia a dia como no lanche, café da manhã ou em refeições rápidas, a aveia ajuda na produção e qualidade do leite materno.

Gengibre: além de ajudar na melhor qualidade do leite materno e também na produção, ela ajuda a manter o bebê livre de tosses, distúrbios respiratórios e dores de garganta.

Feno-Grego: muitos desconhecem mas o feno-grego é um ótimo alimento para quem busca a melhor produção de leite materno, e ajuda no melhor fluxo de leite.

Alfafa: a Alfafa também é muito desconhecida, mas é um dos alimentos que mais ajudam na saúde do bebê, podendo ajudar na produção de leite, combater anemia, fadiga e até mesmo hemorragias.

Outros ótimos hábitos que você pode fazer para melhorar sua produção de leite são simples, por isso irei te dar mais algumas ótimas dicas.

Beber água: É comprovado que o leite materno é feito quase por completo de água, por isso, a água é um grande aliado para a produção de leite.

Massagear os seios: Além de ajudar o leite a não endurecer, massagear os seios pode ajudar a melhorar o fluxo de leite no seio da mãe e melhorar a produção dele.

Esvaziar a mama: Por mais que não pareça, esvaziar a mama é uma ótima dica para você que quer melhorar o fluxo e produção de leite, já que vazio irá aumentar a produção, uma dica para esvaziar mais fácil é utilizando bomba de leite.

Como a dieta da mãe afeta o leite materno?

Uma dúvida bem comum é relacionada a por que a dieta da mãe afeta o leite materno.

Isso é simples, como citado anteriormente, tudo que a mãe come e produz em seu corpo é direcionado ao bebê também, por isso a mãe deve sempre se cuidar para cuidar de seu bebê.

Então tudo que a mãe come, e gera em seu corpo, como os nutrientes, proteínas e vitaminas vão para a produção do leite. Por esse motivo, se faltam essas coisas no corpo da mãe, vai faltar também no leite do bebê.

Mas eu preciso ter uma alimentação completamente perfeita e saudável para meu bebê crescer, se desenvolver e ser saudável?

Não! Você não precisa ser saudável o tempo todo, ter uma alimentação completamente saudável para seu bebê ser saudável, de vez em quando você pode sim comer comidas que não sejam tão saudáveis.

Mas é necessário que diariamente você ingira uma boa quantidade de alimentos que possuam vitaminas, minerais, proteínas, entre outros.

Dessa forma, ingerindo alimentos diariamente que fazem bem à saúde, você pode proporcionar ao seu bebê um leite de boa qualidade, mas sempre busque acompanhamento médico.

E quanto mais saudável a alimentação da mãe, mais hábitos saudáveis são gerados na mãe e também no bebê, e mantendo um maior fortalecimento, crescimento e desenvolvimento.

Mitos sobre amamentação

Existem alguns mitos sobre a amamentação, e hoje irei comentar brevemente sobre 3 mitos principais que são repercutidos por aí, sem informação alguma.

Mito 1: Mãe não pode comer nada ou beber nada enquanto amamenta.

Totalmente mentira, se for necessário a mãe beber algo, comer algo, enquanto amamenta você pode sim fazer isso, e não irá gerar problema algum para seu bebê.

Mito 2: Leite aguado é sinal de leite fraco e insuficiente para o bebê.

Também é uma grande mentira inventada! o leite materno é aguado naturalmente.

Por ser feito praticamente de 90% de água é óbvio que irá ficar aguado em algum momento e é super normal que isso aconteça, por mais que esteja aguado é ainda sim suficiente para o bebê.

Mito 3: Mãe comer demais pode afetar o bebê quando for se alimentar

Outra mentira inventada! A mãe se alimentar de diversos alimentos em um dia não irá fazer mal.

A não ser que o alimento seja prejudicial, não terá mal algum ao bebê ou a mãe, então não se preocupe, se for se alimentar busque alimentos saudáveis, que além de gostosos fazem muito bem a saúde.

Conclusão

Depois de ter visto tudo o que te contei sobre como a alimentação interfere na composição do leite materno, aposto que a partir de agora, você terá mais cuidado com o que consome.

É importante ter uma boa dieta durante a fase de amamentação para evitar passar através do leite algumas substâncias indesejáveis.

Além do mais, como eu reforcei durante o artigo, é através do leite materno que o seu bebê irá se manter saudável. Pois é através dele que ele irá receber as vitaminas, minerais, entre outros, necessários para uma boa saúde.