Busca rápidaX


MANCHETES

Como criar um look junino moderno?

26 de junho de 2024

Junho é um mês repleto de acontecimentos: celebra o orgulho LGBTQ+, traz o início do inverno e abre as festividades tradicionais que se estendem até meados de agosto em vários lugares do Brasil. É o momento para garantir peças de inverno na Riachuelo com cupom de desconto, aproveitando uma das melhores épocas do ano com um look incrível.

A tradição das festas juninas celebra o nascimento de São João Batista e adapta costumes locais conforme cada região. Porém, as festas juninas compartilham de alguns códigos estéticos, principalmente nas vestimentas referenciando a cultura caipira. Mas saiba que é totalmente possível atualizar o visual clássico dando um toque a mais de estilo, o que você confere neste artigo. 

Conheça as principais características dos looks das festividades juninas

A origem das festas juninas tem muitas raízes na cultura popular de regiões rurais e no interior do Brasil. Por conta disso, vários elementos estéticos foram sendo atrelados às comemorações e reproduzidos na medida em que a tradição foi se espalhando para outros lugares. 

Chapéu de palha 

Esse talvez o maior símbolo das festas juninas. Logo, o chapéu de palha é um acessório indispensável para homens e mulheres. Na roça, sua principal função é proteger a cabeça e o rosto dos raios solares. Então, na festa junina, é um item que caracteriza a origem do evento e serve de adorno, adaptado para cada papel.

Tecido flanelado xadrez

Outro item que se reconhece de longe e bastante típico das festas juninas é o tecido flanelado xadrez, utilizado em camisas, vestidos e remendos em diferentes peças de roupa. A regra é abusar das cores, misturar padronagens sem medo de ser feliz e optar pela simplicidade, sem logos de marcas ou estampas adicionais ao tecido.

Tecido de chita

Muito presente na confecção dos vestidos típicos de festa junina, o tecido de chita é um material de algodão e geralmente estampado de formas variadas. O mais comum é a presença de cores intensas, como verde, azul, rosa, amarelo e laranja, além das estampas, fazendo referência a elementos naturais, como flores e folhagens.

Botas e calçados country

Na roça, as botas e os calçados de couro oferecem conforto e proteção para caminhar longos trajetos em meio ao plantio. Na festa junina, as botas e os outros calçados de estética country ajudam a aquecer o corpo e completam o look de homens e mulheres com a estética do campo.

Maquiagem carregada

Principalmente na hora de se vestir para dançar quadrilha, quanto mais informação no look, melhor. Isso também vale para a maquiagem, em que o blush nas maçãs do rosto chama a atenção em tons de rosa, vermelho e laranja, e nos olhos, sombras de cores chapadas, como verde, azul, amarelo e rosa. 

Inspirações para modernizar o look junino

Embora a graça seja justamente se jogar na criatividade e exagerar nos elementos básicos da festa junina, é possível montar looks bem modernos para curtir a época. O ponto de partida é focar na essência de cada item, como a modelagem das peças e cores chamativas, e atualizar os itens em função disso. 

Ostentação junina 

As peças tradicionais dos looks de festa junina têm origem em contextos de pessoas simples, moradoras de áreas rurais. Hoje, o cenário agro possui muitas referências ao consumo de luxo, e isso pode ser usado para deixar um look para festa junina mais elegante. 

O segredo está em apostar nos detalhes, como fivelas de cinto, relógios, colares, anéis e pulseiras. Também é possível usar peças estampadas com xadrez, mas que façam referência a logomarcas de luxo, e como o excesso é regra na festa junina, quanto mais logos, melhor. 

Acessórios diferenciados

Experimente trocar a blusa tomara que caia de estampa xadrez por um top com um corte mais moderno, adicionando um acabamento de amarração com palha. Você pode adaptar outros estilos para um look junino através de acessórios, integrando correntes e couro para algo mais alternativo, ou até mesmo um óculos de armação contemporânea.

Sobreposições

Muitos dos looks de festa junina são compostos por peças únicas e funcionais (por exemplo, camisa e calça, ou vestido e bota). Aqui, a dica é brincar com sobreposições e peças complementares, distribuindo os elementos típicos, como estampas e volumes, em composições mais modernas, com blazers, jaquetas e ainda vestidos por cima de camisetas.