O complexo cultural que abrigará a sede da União das Etnias de Ijuí (UETI), que será inaugurado no próximo dia 29 de abril, em Ijuí, teve investimento de R$ 6,2 milhões para sua construção, conforme detalha o produtor cultural, Francisco Roloff.
A estrutura contempla dois prédios construídos. O primeiro, com 924 metros quadrados, possui a finalidade de arquivário, almoxarifado, depósito de materiais, como plataformas e equipamentos que são utilizados nos desfiles. O prédio ainda possui quatro salas para ensaios e aulas e vestiários.
Já o segundo prédio, maior, possui 1.373 metros quadrados. Ele é de esquina e possui dois pavimentos. No térreo, há o saguão de recepção com cafeteria e a sede administrativa da UETI. Nela, há sala de reuniões, sala de projetos, sala de diretoria, secretaria e arquivo.
Já o pavimento superior terá uma sala multiuso, que pode ser utilizada tanto para reuniões como para exposições itinerantes. O segundo piso também possui espaço gourmet para 80 pessoas e um teatro com capacidade para 370 lugares.
O complexo também possui, dispostas na esquina e com acesso externo, três salas comerciais que fazem parte do plano de sustentabilidade do empreendimento, cujo aluguel será empregado exclusivamente para a manutenção do complexo cultural.
Toda a estrutura foi projetada com acessibilidade, otimização de espaços, PPCI, iluminação natural e infiltração de água nas calçadas. A fonte de financiamento foi a Lei de Incentivo à Cultura (LIC), sendo a obra que teve o maior aporte de valores oriundos desta legislação no Estado.
Confira a programação festiva que marcará a inauguração do complexo.