Uma das últimas iniciativas do prefeito Andrei Cossetin (PP) em 2022 foi promover um “tour” entre as obras em andamento no município. Dentre os pontos visitados, está o Distrito Industrial, na BR 285. Durante visita, o secretário adjunto de desenvolvimento social, Chico Noronha, explicou que além do investimento já efetivado no local, o executivo pretende adquirir novas áreas e estruturar o espaço, para que as empresas instaladas tenham possibilidade de crescimento.
A intervenção municipal nas paralelas na BR deve contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico e industrial, já que, segundo Chico Noronha, muitas empresas que receberam cedência de área há anos, ainda não conseguiram se instalar no local em função da dificuldade para acesso. “Agora o município está investindo mais R$ 10 milhões na compra de terras na mesma localidade. Nosso objetivo é trazer empresas para fora da cidade. Hoje não temos distritos industriais oficiais no município, apenas áreas mistas”, pontuou.
O município está promovendo ainda asfaltamento até o “Travessão 42”, que passa o Parque Havaí. “Todo esse lado da cidade, esse ponto, está recebendo melhorias. Estamos arrumando ruas, alargando, asfaltando, instalando água e todo o suporte que o empresário precisa para tocar seu negócio”, disse. O secretário adjunto aproveitou para ‘alfinetar’ antigas administrações. “Estamos trabalhando para auxiliar empresas que verdadeiramente querem se instalar aqui e ajudar no desenvolvimento do município, não as cedidas a parceiros e amigos”, disse.
Outro fator pontuado por Noronha diz respeito ao prédio da Companhia Estadual de Abastecimento, Silos e Armazéns (CEASA). Segundo ele, servidores trabalham na revitalização do espaço e a prefeitura está em negociação com o Governo do Estado para devolução do espaço. “Já estamos negociando com o governo estadual para que alguma empresa possa se instalar ali e usufruir do espaço”.
Sobre o prédio em questão, o secretário de Meio Ambiente, Yuri Pilissão, disse que o primeiro desafio foi remover os materiais descartados,. -e tóxicos-. “Esse prédio estava sendo utilizado como uma espécie de ecoponto. Tiramos mais de 10 mil lâmpadas fluorescentes, que emitem poluentes, além de pneus, vidros, etc”.
O prefeito Andrei Cossetin disse que o município comprou 5.4 hectare na localidade e pretende adquirir mais 12.5. “No distrito industrial já realizamos diversas intervenções e melhorias, como a instalação da água. Ainda, a Linha 6 vai ter três faixas, para receber caminhões pesados, que certamente precisarão circular pela localidade para atender as necessidades das empresas”.
O prefeito ressaltou ainda que todo um projeto de desenvolvimento foi pensado para a área e as obras estão sendo feitas com recursos próprios, através da secretaria de desenvolvimento econômico e obras. As intervenções feitas em áreas de domínio do governo federal, foram autorizadas pela Câmara de Vereadores.